... Colabore | nicholasgimenes.blogspot.com | Colabore ...

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Por que o jornalista tem dificuldades para blogar?

O jornalista resiste à mudança, despreza o blogueiro pelo amadorismo e usa a internet como uma amante secreta.

Por Juliano Spyer [Webinsider]

O jornalista não se adapta à web porque está submetido a um mercado profissional que favorece a especialização técnica, não enxerga valor na prática do relacionamento e promove a anulação da personalidade do profissional.

Esse é o resumo do que eu falei em uma entrevista gravada há umas duas semanas, a pedido da jornalista Patrícia Santos, para ela usar em um trabalho de conclusão de curso do Knight Center da Universidade do Texas, sobre o papel do jornalista nesse novo cenário da comunicação trazido pela internet.

Provavelmente por me sentir à vontade para falar, soltei a seguinte frase em algum ponto da gravação: Clovis Rossi é blogueiro sem ter blog. Minha interlocutora, inteirada dos debates sobre o assunto, protestou: Mas e a conversa? Ela se referia à interlocução, característica diferenciadora do profissional que produz conteúdo horizontalmente, dialogando com seus pares, em relação àquele que ocupa o topo da cadeia produtiva da comunicação: a empresa de notícias.

A conversa acontece, eu respondi, mas nos corredores, nos elevadores, pelo telefone. Na prática, o trabalho do Clóvis é muito mais próximo do do blogueiro que do jornalista das redações. Pelo menos na maneira como o jornalista e blogueiro Renato Cruz entende a diferença entre essas duas atividades: uma produz informação e a outra, opinião.

O dilema é que ao mesmo tempo em que os horizontes profissionais e as oportunidades se expandiram para quem trabalha com comunicação, o jornalista resiste à mudança, despreza o blogueiro pelo amadorismo e usa a internet como uma amante secreta, fonte não creditada de muitas idéias, argumentos e pautas.

Falando descompromissadamente com a Patrícia, me dei conta que tinha algumas reflexões mais ou menos organizadas sobre esse assunto, resultado de leituras, vivências e conversas com profissionais da comunicação, tanto os que continuam fiéis ao offline como os que, por necessidade ou interesse, se arriscam pelos caminhos ainda incertos do mercado de trabalho online.

Elas não foram desenvolvidas em um estudo formal, testadas cientificamente e nem estão conscientemente alinhadas com uma ou outra corrente de pensamento, mas são importantes para mim e quero compartilhá-las com quem se interessa pelo assunto.

[Webinsider]

Nenhum comentário:

troca de links iframeexite rev.: 24012009

rev.: 24012009 468x6

Revisado Stats 03/01/2009 20.28 PM REVISADO 14/12/2008 08:08AM rev.: 24012009 .:

Verificado 25/06/2012 07?12AM
****************************************************************************************************************
AutoTrafego

Verificado 30-out-08 09:33AM Logar http://www.autotrafego.com/trocabanner/index.php?ref=181
****************************************************************************************************************

[][][][]

********************************************************

********************************************************
Luso Banner
Verificado 25/06/2012
********************************************************
Aonde Exchange

******************************************************** 
O Banner

Verificado 30-out-08 09:33AM Logar http://www.obanner.net/?amigo=25906


******************************************************** 
Global Banner

GlobalBanner - Seu site de troca de banners

Verificado 25-JUN-12 06:48AM Logar http://www.globalbanner.com.br/
********************************************************
******************************************************** 
Banners desde Domingo 14 Setembro 2008, Alterações banners 25 Junho 2012, Novass Alterações25 Junho 2012 06:45AM